A DS Comunicação foi contatada pelo Procon Estadual/RJ para produzir duas cartilhas, uma voltada aos panificadores e outra direcionada ao grande público referente a milhagens (de viagens).
Desafio
- Design
- Assessoria de Imprensa
- Conteúdo
- Estratégia e Planejamento
O nosso desafio, no primeiro caso, era conseguir produzir informativo sucinto, formatado num layout moderno e de fácil compreensão, com orientações básicas sobre o que diz o Código de Defesa do Consumidor (CDC) no tocante às panificações - como elas deveriam proceder para estarem adequadas às normas do CDC.
Quanto à cartilha das milhagens, a missão consistiu em idealizar material explicativo e direcionado à população, para dirimir as dúvidas da população a respeito do tema. Na época (2014), o Procon recebia inúmeras ligações de pessoas querendo saber o que eram milhagens, como fazer uso delas, de que forma regatá-las, etc.
Cartilhas Procon-RJ
Fizemos uma imersão nos dois temas centrais das cartilhas, para nos aprofundarmos nos conteúdos a serem abordados e buscarmos junto ao Procon Estadual o máximo de informações, objetivando produzir materiais completos e que, de fato, elucidassem dúvidas de seus públicos-alvo, tanto no caso dos panificadores quanto daqueles que costumam se utilizar do benefício das milhagens.
Estratégia
Para tanto, entrevistamos diversos integrantes do órgão a fim de obter um detalhado levantamento de dados e, assim, formatar de forma adequada como cada assunto seria tratado nas suas respectivas cartilhas. Além do texto, desenvolvemos também o layout (planejamento gráfico) de ambos os materiais.
Cartilhas Procon-RJ
Cartilha Panificadores: Com textos explicativos (divididos em oito tópicos principais nas 12 páginas) e um design clean, pensado para permitir a fácil compreensão e leitura, a cartilha teve excelente aceitação por parte dos panificadores. Segundo feedback dado pelo próprio Procon Estadual, os donos de padaria agradeceram à iniciativa do órgão, já que com a cartilha puderam adequar o funcionamento de seus estabelecimentos de acordo com o que estabelece o Código de Defesa do Consumidor - muitos deles não tinham informação completa do que estabelece o CDC. O Procon Estadual distribuiu centenas de cartilhas às panificadoras do Rio de Janeiro.
Resultado
Cartilha Milhagens: Pensada para dirimir todas as dúvidas a respeito do seu assunto central, a cartilha - com 11 temas explicativos e desenvolvidos ao longo de 12 páginas - foi distribuída pelo Procon Estadual nos aeroportos do Rio, nas agências de turismo, na Rodoviária Novo Rio (quem viaja de ônibus, também o faz, por vezes, de avião), rede de hotéis, entre outros. A partir da distribuição da cartilha, o Procon relatou que houve considerada diminuição do número de ligações para órgão de pessoas com dúvidas sobre milhagens aéreas. Ou seja, a cartilha cumpriu a sua finalidade de informar à população e, como consequência, desafogou o atendimento via call center do próprio Procon.