A Prefeitura de Itaboraí inaugurou em abril de 2014 a primeira Clínica-Escola do Autista do País por sugestão da presidente do Movimento Família Azul, Berenice Piana, mãe de um jovem autista e coautora da Lei Federal que cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Ela apresentou o projeto ao prefeito, que abraçou a ideia imediatamente.
O desafio da DS foi não só ajudar a Prefeitura a comunicar o projeto à imprensa e aos formadores de opinião, mas sugerir ações que fizessem com que, mais do que uma ação de governo, o projeto fosse uma política pública permanente, integrada a outras secretarias, e que se tornasse modelo no País em diagnóstico, tratamento e capacitação de professores para lidarem com a síndrome.
Desafio
- Planejamento Estratégico
- Comunicação Interna e Direta
- Assessoria de Imprensa
- Conteúdo
Clínica-Escola do Autista
Pela autoridade e credibilidade que possui, Berenice Piana foi a porta-voz do projeto.
Também foram treinados os próprios profissionais que atuavam no projeto, tais como psicólogos, neuropediatras e as mães mais atuantes para replicarem o conceito da clínica junto à imprensa e aos públicos-alvo.
Os produtores rurais que forneciam legumes e verduras para a rede municipal de Educação, à qual a clínica estava vinculada, passaram a entregar alimentos orgânicos para a Clínica-Escola, o que iniciou um pesquisa, ainda inconclusa, que pretende verificar se alimentos livres de agrotóxicos, glúten e lactose podem auxiliar no tratamento dos autistas.
Estratégia
Todas essas ações repercutiram na mídia e nas redes sociais, o que ajudou a aumentar ainda mais o engajamento da equipe, já altamente comprometida com o projeto.
Clínica-Escola do Autista
A Clínica-Escola do Autista de Itaboraí alcançou mais de R$ 2 milhões em mídia espontânea entre os anos de 2014 e 2016, com reportagens publicadas nos principais jornais e portais de notícias do País, tais como jornal O Globo, Uol, O Dia, Extra, Folha de São Paulo; TVs Globo, Record, Band e EBC, além de duas participações de Berenice no programa nacional Fátima Bernardes, da TV Globo.
A Clínica-Escola de Itaboraí foi pioneira e hoje é referência em todo o País, como instituição pública especializada no tratamento e educação de autistas.
Mais de 20 municípios, incluindo algumas capitais, já foram conhecer o projeto, com objetivo de replicar a experiência.
Resultado
Algumas cidades, como a vizinha São Gonçalo, implementaram ou estão em fase de implantação de clínicas-escola semelhantes.
A Clínica de Itaboraí é usada como local de referência no tratamento de autistas e citada pela mídia sempre que o tema é abordado.
Nas pesquisas feitas com funcionários da Prefeitura, ela foi citada como "orgulho" da administração.