Em meio a um cenário de terra arrasada deixado pela Santa Casa de Misericórdia nos cemitérios públicos da cidade do Rio, a concessionária Rio Pax venceu a licitação para administrar, entre outros, o Cemitério São João Batista (SJB), em Botafogo.
O desafio da DS era não apenas comunicar, num primeiro momento, em que situação e circunstâncias a empresa estava assumindo, mas, principalmente, sugerir ações que pudessem gerar mídia positiva e um novo posicionamento da marca.
Desafio
- Comunicação Estratégica
- Assessoria de Imprensa
- Site
- Ativação de Marca
Cemitério São João Batista/Rio Pax
Após imersão no assunto, identificamos que o cemitério São João Batista (SJB) tinha uma imensa importância histórica, com obras sacras raras e numerosas personalidades sepultadas nas suas aleias - tratava-se de um verdadeiro museu a céu aberto.
Produzimos um site e um folder com todas essas informações e, seguindo o exemplo do que já fazem cemitérios mundo afora, sugerimos ao cliente contratar o historiador Milton Teixeira para promover visitas guiadas ao cemitério - além de um ator que faria uma rápida esquete teatral ao fim da visita.
Estratégia
A primeira visita guiada aconteceu na sexta-feira anterior ao Feriado de Finados de 2014, sendo anunciada primeiramente, com exclusividade, numa grande reportagem na Revista de Domingo do jornal O Globo, uma semana antes.
Para o Dia de Finados, um domingo, sugerimos uma ação inovadora: sósias do Chacrinha, Tom Jobim, Carmem Miranda e Santos Dumont, todos sepultados no SJB, recepcionariam os visitantes, e um violonista na entrada do cemitério levaria música àquele ambiente.
A Rio Pax topou a ideia e os resultados foram excepcionais.
Cemitério São João Batista/Rio Pax
Visita guiada - A ideia da visita guiada deu tão certo que, hoje, o passeio guiado no SJB, que acontece mensalmente, entrou para o Guia de Turismo oficial da Prefeitura do Rio.
Um reconhecimento do Poder Concedente à relevância da iniciativa da Rio Pax, e a visitas guiadas atraem grupos que variam de 20 a 100 pessoas sempre que são realizadas.
Resultado
A concessionária Reviver, que administra outro lote de cemitérios públicos do Rio, igualmente adotou a visita guiada mensal ao Cemitério do Caju também com o professor Milton Teixeira.
Dia de Finados/sósias - A repercussão dos sósias no SJB foi Dia de Finados/sósias - A repercussão dos sósias no SJB foi imensa: R$ 4 milhões em mídia espontânea: Fantástico, Globo News, Folha de São Paulo, Portal G1, Globo on-line, coluna Gente Boa (O Globo), rádios Globo, CBN, e até uma TV portuguesa (confira aqui).
Desde então (ano de 2014), os principais cemitérios do Rio passaram a criar ações específicas para Finados, inspirados na experiência bem-sucedida do SJB.